Exposições 100 anos de Reinações de Narizinho

Narizinho pelo olhar dos brasileiros

Narizinho pelo olhar dos brasileiros

A "Exposição Narizinho pelo olhar dos Brasileiros", idealizada pela ilustradora Mari Salmonson, reúne amantes das obras de Monteiro Lobato com produções de Arte em comemoração do centenário de Narizinho. Nas criações, que foram feitas por amadores e profissionais, os artistas expressam e reimaginam os personagens do primeiro livro infantil de Lobato "A Menina do Narizinho Arrebitado" por meio de artes plásticas feitas a mão livre ou digitais com técnicas como quilling, pintura acrílica, aquarela e desenho. Entre o material desenvolvido, há uma arte de quilling de Emília, as ilustrações de Mari Salmonson para o centenário e desenhos em geral.

Ver Exposição
Emília 100 Anos

Emília 100 Anos

Emília faz 100 anos! Quem diria que a boneca falante costurada por Tia Nastácia chegaria tão longe depois de tantas aventuras, não?! Em dezembro de 1920 ela nasceu muda, em Reinações de Narizinho, e foi "curada" pelo Dr. Caramujo ao tomar uma "pílula falante". Nesta exposição, feita a partir de recortes de uma obra que sairá impressa pela Skript e organizado por Carol Pimentel, a boneca Emília ganha voz através das mãos de mais de 20 quadrinistas que são tão criativas e surpreendentes quanto a própria Marquesa de Rabicó! Confira!

Ver Exposição
A Gênese de Reinações de Narizinho

A Gênese de Reinações de Narizinho

A exposição traça o caminho que Lobato percorreu para, em 1931, publicar o livro Reinações de Narizinho. Na mostra há também algumas edições de Reinações até o ano de 1947. Tudo começou há 100 anos, em 1920, com a publicação do álbum ilustrado A menina do narizinho arrebitado, que será um marco na literatura infantil brasileira. Pela primeira vez as crianças teriam uma narrativa com a qual se identificavam, onde seriam tratadas de uma maneira horizontal, participativa e não como se fossem "adultos em miniatura". Na sequencia, você verá como uma história, que começou em 1920 com apenas 44 páginas, se transformou no grande clássico publicado em 1931 de 306 páginas, Reinações de Narizinho.

Ver Exposição
A menina do Narizinho Arrebitado

A menina do Narizinho Arrebitado

O projeto A menina do Narizinho Arrebitado – 100 anos de Reinações nasceu, ainda presencial , em fevereiro de 2020. Num passe de pirlimpimpim, tornou-se virtual, mas, não perdeu seu objetivo: comemorar o centenário do primeiro livro infantil de Monteiro Lobato, pontapé inicial de toda a saga do Sítio do Picapau Amarelo. Trata-se de merecida e de oportuna homenagem aos ilustradores contemporâneos de sua obra, neste caso, autores necessários e especiais na Literatura Infanto-Juvenil, transformadores da realidade em lindas gotas coloridas de fantasia, especial e primordialmente, do Rui de Oliveira, quem dos traços esculpe vidas majestosamente e a quem dedico esta exposição.

Ver Exposição