Walmir S. Archanjo

Walmir S. Archanjo

Walmir S. Archanjo

Walmir S. Archanjo é um  ilustrador, quadrinista e colorista brasileiro nascido em Santos, SP. Trabalha com ilustração e quadrinhos para editoras como simon and schuster e Melhoramentos. Tem um livro publicado chamado ""As Pimentas Sussurrantes"". è horrìvel em fazer biografias e deveria beber mais água durante o dia.

A vida de freelancer começou cedo. Aos 9 anos tive minha primeira cliente, uma professora que queria uns cartazes com personagens fofos para decorar a sala das criancinhas que estavam aprendendo o ABC. Em uma semana entreguei o trabalho e ela me pagou o dobro do que eu havia pedido. “Uau… esta parece ser uma profissão bem promissora!”, pensei.

Com 17 anos resolvi levar o dom a sério e fui estudar Comunicação Visual. Na Escola de Belas Artes, o lugar que eu mais gostava era o ateliê de gravura, porque reinava ali um verdadeiro espírito de camaradérie entre mestres e alunos. Os primeiros computadores só chegaram no terceiro ano de faculdade, mas com softwares tão toscos que era melhor fazer à mão.

Cursei mestrado na School of Visual Arts de Nova York, onde também frequentei o The Center for Book Arts, uma escola focada nas tradições do livro e suas interpretações contemporâneas como objeto e suporte artístico. Nos EUA ganhei também bolsas e criei um projeto social de arte-educação que reunia artes visuais, produção de papel reciclado, encadernação e escrita nos chamados visual memoirs. Aquela experiência deu luz ao Diário Gráfico, hoje o meu curso mais procurado e que tem me levado a viajar de norte a sul do Brasil.

Minha carreira profissional completou há pouco 20 anos. Como ilustrador continuo a dar visualidade à palavra e criar mundos e gentes no papel em branco. Como professor de artes, procuro servir de ponte para que meus alunos atravessem seus rios de incerteza e descubram do outro lado o território da sua auto-expressão.